Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Enquete
Você é a favor do ensino da política nas escolas?



PROTEÇÃO DE NASCENTES
Webline Sistemas

Projeto de Georreferenciamento e Diagnóstico
das Nascentes do Município de Bento de Abreu

 

·         O QUE É UMA NASCENTE?

Nascente é um ponto de onde a água verte através da superfície do solo. Também é conhecida como olho d’água, cabeceira e fonte.

·          QUAL A IMPORTÂNCIA DAS NASCENTES?

 

A água doce pode ser considerada o elemento mais precioso da vida na Terra, satisfazendo todas as necessidades básicas dos seres humanos, dentre elas a saúde, a produção de alimentos e a permanência dos ecossistemas. Esta importância, associada à grande possibilidade de sua escassez, faz com que a conservação e a recuperação das nascentes de água sejam instrumentos essenciais para a manutenção e qualidade de vida de todos, inclusive das futuras gerações em nosso planeta.

As nascentes abastecem os riachos, córregos e cursos d’água que por sua vez abastecem os rios. Se não houver a proteção das nascentes, menor será a vazão de água disponível, os cursos d’água podem secar e a qualidade das águas será prejudicada, afetando todos os seres vivos que dependem dela para sobreviver. São protegidas conforme a o Código Florestal – Lei Federal 4771/1965, que define o limite para a Área de Preservação Permanente (APP) da nascente num raio mínimo de (50) cinquenta metros em seu entorno.

 

 

 

 – AÇÕES EM ANDAMENTO NO MUNICÍPIO DE BENTO DE ABREU

 

Por meio de mapeamentos, foram levantadas 155 nascentes em todo o território bentabreuense. As mesmas estão em areas públicas e propriedades particulares na zona rural do Município de Bento de Abreu e estão sendo georreferenciadas, cadastradas, fotografadas e diagnosticadas em seu entorno imediato e nas áreas adjacentes, com o intuito de caracterizar os aspectos físicos intrínsecos às nascentes e da área ao redor, para que com isso as ações de recuperação das nascentes, sejam específica e adequadamente implementadas.

 

– ÁREAS PRIORITÁRIAS

 

Deverão ser priorizadas para a conservação e a recuperação das nascentes, as áreas do município com as seguintes características:

I – Locais com alto índice de densidade e diversidade de espécies (valor de conservação);

II – Locais com baixo índice de densidade e diversidade de espécies (zonas de pressão);

III – Parques e praças;

IV – Áreas ciliares em locais com captação de água;

V – Locais de conectividade com remanescentes florestais;

VI – Nascentes em locais com problemas de erosão e assoreamento dos corpos d’água.

– FAÇA SUA PARTE

 

Para garantir a quantidade e qualidade da água das nascentes devemos manter a vegetação natural no entorno delas, nos cursos d’água e encostas. É preciso ainda tomar alguns cuidados no uso e preparo do solo para diminuir a velocidade das enxurradas e aumentar a infiltração de água no solo que abastece as nascentes. E lembre-se:

 

·         Não faça queimadas;

·         Não permita a entrada de gado nas áreas com nascentes;

·         Respeite as faixas de Área de Preservação Permanente previstas na lei;

·         Denuncie em caso de risco às nascentes.

 

 – Fique de Olho e ajude ao Setor do Meio Ambiente de Bento de Abreu a proteger as nascentes.

 

Setor do Meio Ambiente de Bento de Abreu.

Rua 27 de março, nº 390 – Bento de Abreu/SP

E-mail: meioambiente@bentodeabreu.sp.gov.br – Fone: (18) 3601 9200