Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 12/03/2013 Hora: 00:00:00
História do Município
Webline Sistemas

BENTO DE ABREU – SUA HISTÓRIA


Localizado às margens do Rio Aguapeí, na zona fisiográfica denominada pioneira, o Município de Bento de Abreu foi fundado em 24 de Julho de 1926, quando os primeiros agricultores e comerciantes chegaram a região, então no Município de Araçatuba, vindos pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, atraídos pela fertilidade do solo, que os levava a prever muito progresso para o lugar. Iniciada a derrubada das matas e a construção das primeiras casas, foi o lugarejo se formando. O primitivo nome das terras era ALTO PIMENTA.

Entre os colonos que aqui chegaram, destacou-se o italiano GEREMIA LUNARDELLI um dos maiores plantadores de café de todos os tempos, no Brasil, e que determinou o primeiro nome do lugar, a saber, PATRIMÔNIO LUNARDELLI e posteriormente chamado de ALBINÓPOLIS. Porém, foi com o nome de ALTO PIMENTA, que se elevou a Distrito de Paz, pelo Decreto. 5.888, de 25 de abril de 1933.

Foi elevado a Município pela Lei nº 233, de 24 de dezembro de 1948, com o nome de BENTO DE ABREU, por escolha de seu habitantes em 1948, quando da criação do Município, emancipado de Valparaíso, e homenageia o Sr. BENTO DE ABREU SAMPAIO VIDAL (1872 – 1948), à época, Deputado Estadual de fundador de diversas cidades e povoados no sertão paulista, tal como a cidade de MARÍLIA.

A instalação do Município deu-se no dia 27 de março de 1949, constituindo-se como único Distrito de Paz, Bento de Abreu, pertence à Comarca de Valparaíso.

ADJETIVO PÁTRIO – Bentoabreuense.
DATA DE EMANCIPAÇÃO – 24/12/1948.

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro





Próxima Sessão

LINHA 1
LINHA 2
LINHA 3
LINHA 4